MITOS DA ABORDAGEM AO CLIENTE.

Fala Campeão (a) do Agronegócio!
Nos últimos 12 anos tenho promovido o Treinamento Campeão em Vendas do Agronegócio, em revendas agropecuárias, cooperativas, escritórios de Representação e Industrias de Suplementação Mineral, Fertilizantes e Medicamentos Veterinários, em cada evento, seja presencial ou online, encontro profissionais com acentuada experiência em vendas e aqueles que estão iniciando. Mas o que tem chamado muita a atenção é a preocupação dos jovens profissionais com a Abordagem inicial, principalmente para prospecção de novos clientes.
Contudo, tirando a ansiedade típica das primeiras abordagens, quero apontar algumas considerações que fazem parte da minha reflexão como Treinador e outras considerações feitas por Neil Rackham, no capítulo 7 do livro "Alcançando excelência em Vendas". Vamos lá:
- Regra básica: crie sinergia com o cliente, sorrir sempre, pois o entusiasmo é contagiante. Apresente-se como um profissional feliz, se você não conseguir encantar seu cliente, não espere que alguém o faça por você.
- Apresente-se para o cliente, levante-se e vá de encontro a ele, chame pelo nome e apresente-se deixando o seu cartão no inicio, isso vai facilitar para ele lhe chamar também pelo nome.
- Os primeiros 15 segundos são importantes para o seu cliente e para você. Não faça pré-julgamento. Não existe nada mais desagradável que entrar em uma revenda e não ser percebido. Imagino que seja uma tortura para o cliente ouvir do vendedor: "o Senhor precisa de alguma coisa?"
- Esteja no controle. Em uma relação comercial estar no controle, representar ter a capacidade de fazer perguntas, essa é a regra. Vendas bem sucedidas exige que o vendedor faça perguntas de Informação, Investigação e Implicação da Necessidade do cliente.
- O estágio da abertura não é o mais produtivo da venda, nem para você nem para seu cliente. Um erro comum, principalmente dos vendedores iniciantes, é gastar tempo demais com temas amistosos, como esporte, política, televisão, vida pessoal, fofoca... Como resultado, acaba faltando tempo para o fechamento e para vendas adicionais.
- Não se preocupe demasiadamente com a abordagem, valorize o conteúdo do seu trabalho. Dedique-se ao conhecimento de produto e atender as expectativas do cliente, não há nada mais frustrante para um cliente que um vendedor falante, mas sem conhecimento de causa.
- Embora não exista nenhuma medida exata de tempo que deve ser dedicado a abordagem, vendedores bem sucedidos não dedicam mais que 10% do tempo total da venda para a abordagem.
Faça da Abordagem uma atitude positiva e motivadora. Quero reforçar que todas as etapas são importantes e estão interligadas. O vendedor deve conhecer o objetivo, concentrar-se na meta e oferecer a solução certa.
Hoje o setor oferece uma diversidade de oportunidades, quem engorda boi, está plantando soja ou eucalipto e vice-versa. Concentre-se no foco, lembre-se, o foco é o negócio do cliente ou core business ou atividade do cliente.
* MARCELO CERUTTI - Técnico em Agropecuária, Veterinário, Pôs Graduado em Gestão Empresarial com ênfase em Recursos Humanos e Marketing, MBA na Fundação Getúlio Vargas, Diretor da empresa CERUTTI Consultoria e Treinamento para o Agronegócio .