O DESAFIO É CONTINUAR VENDENDO. 

21/06/2021

Por Marcelo Cerutti*

Fala campeão (a) do Agronegócio!

O ano de 2020 entrou para a história e em nossas vidas. O Agronegócio reuniu todas as condições e se tornou a sustentação da economia. Alguns fatores contribuíram para alavancar resultados e agregar valor em nossas agro revendas, industrias, distribuidoras e na atividade comercial como um todo.

Em um mercado extremamente competitivo, onde a grande maioria das empresas buscam apresentar um diferencial de benefícios e qualidade de seus produtos com inovação tecnológica, fica evidente que a qualificação profissional também é um diferencial na velocidade da negociação e do fechamento de uma venda.

Agenda sem planejamento, ausência de indicadores de performance do profissional, falta de monitoramento das atividades, falta de suporte e treinamento e o não cumprimento de meta são as principais causas do insucesso das empresas e a perda da grande oportunidade que temos hoje de vender mais e melhor.

Diante deste cenário, temos um grande desafio: continuar vendendo, manter o crescimento comercial, continuar alavancando vendas, ampliar a participação no mercado e conquistar mais clientes.

A pergunta que desejo ajudar a responder: É possível vender mais e melhor com a mesma equipe comercial de hoje.

Sim é possível. Nos trabalhos de consultoria empresarial tenho enfatizado o quanto é importante as empresas desenvolverem uma estratégia de capacitação e formação de profissionais nas áreas Técnica e Comercial. Com a consolidação das plataforma de Ensino à Distância, o conhecido ead, associando ao treinamento presencial, podemos incrementar resultados superiores em 50 % de vendas para grupos medianos de desempenho e resultados de 10 a 15 % para grupos de alta performance.

Vendedores que conhecem de produto, dominam técnicas de vendas e concentram clientes, são desejados pelas empresas e vemos o seu passe custar muito investimento. Contudo, impulsionar profissionais dentro do corpo da empresa contribui em muito para o resultado com a "prata da casa".

Reafirmo que é possível continuar vendendo mais e melhor em 2021. Tenho feito isso com as empresas as quais estou trabalhando. Até mesmo o trabalho de consultoria em gestão comercial passou a ser mais valorizado pelas empresas que desconheciam a aplicação das ferramentas comercias e dos indicadores de desempenho. O momento agora é treinar, capacitar e qualificar nosso time para continuar vendendo.

* MARCELO CERUTTI - Técnico em Agropecuária, Veterinário, Pôs Graduado em Gestão Empresarial com ênfase em Recursos Humanos e Marketing, MBA na Fundação Getúlio Vargas, Diretor da empresa CERUTTI Consultoria e Treinamento para o Agronegócio .