PARA QUÊ ESTRATÉGIA EM VENDAS?

21/06/2021

Fala campeão (a) do Agronegócio!

 
Hoje eu trago para vocês um tema de extrema importância: Você sabe o que é estratégia de vendas? Para que serve? Quando empregar? Os erros que você não pode cometer?


Vem comigo! Trouxe um breve e rico conteúdo sobre estratégia de vendas.
Na década de 1970, através da globalização, as empresas passaram a ser mais competitivas, então quem vendia nesse período não estava mais sozinho na negociação e todos passaram a almejar o mesmo objetivo. A partir dessa década, o mundo começou a se abrir e tivemos aumento nas exportações e importações, ou seja, a competitividade ficou mais acirrada, foi preciso fornecer um diferencial para o cliente.


Com esse cenário de competição, a estratégia de vendas passou a ser extremamente necessária.

Mas o que seria essa estratégia?

Estratégia de vendas é o momento que você foca no seu objetivo, é o momento de estruturar as formas para chegar até o objetivo.


Neste momento colocamos na mesa as ferramentas de negócio: Quem é o influenciador? Qual o melhor meio de comunicação com seu cliente? Qual o melhor horário de negociar? Com essas respostas e ferramentas, você consegue montar a sua estratégia de vendas.


Essa ação passou a ser decisiva no processo de venda, há uma possibilidade de sucesso maior na negociação, por isso vou deixar uma dica para você: Escreva em um papel qual a melhor estratégia para um determinado grupo de clientes. Por exemplo seu cliente A, é o seu cliente que exigirá maior cuidado no planejamento, o que você criaria para esse grupo de clientes?

Mas o que você precisa saber?

Tenha informações! Faça perguntas, entenda a necessidade do seu cliente, garanta que ele leve o problema até você e, por último, mas não menos importante: ouça o que ele irá te dizer. As informações vindas do seu cliente sempre irão te ajudar a estruturar o seu objetivo.

5 Dicas para não errar:

  • Só passe o preço quando a necessidade estiver clara, desde que você saiba a necessidade do cliente, e que o negócio vai ser fechado.
  • Enxergue falhas! Mapeie as possíveis falhas da sua estratégia, mesmo antes da aplicação prática.
  • Deixe seu objetivo claro para a outra parte, não navegue sozinho, leve seu cliente junto com você para todos os níveis do processo de venda.
  • Desenhe o pós-venda, quando você atingiu seu objetivo e a estratégia foi um sucesso, tenha em mente o que você deve fazer depois que conquistar seu objetivo.
  • Compartilhe com estrategistas mais experientes as suas estratégias, principalmente se você é novato na área comercial, isso vai lhe proporcionar uma visão mais ampla do negócio.

Aproveitem o início do mês para montar sua estratégia de vendas! E fique ligado que em breve vou trazer mais ferramentas de vendas para te ajudar a alcançar o seu objetivo na venda!


Grande abraço e boas vendas campeão!!


* MARCELO CERUTTI - Técnico em Agropecuária, Veterinário, Pôs Graduado em Gestão Empresarial com ênfase em Recursos Humanos e Marketing, MBA na Fundação Getúlio Vargas, Diretor da empresa CERUTTI Consultoria e Treinamento para o Agronegócio .